facebook twitter google plus linkedin
Home / Seleção / Entrevistas / 10 frases que não pode dizer na entrevista de emprego

10 frases que não pode dizer na entrevista de emprego

entrevista de emprego

O seu curriculum vitae e carta de apresentação tiveram o efeito esperado – conseguiu a entrevista de emprego. Agora, deve certificar-se de que a mesma corre bem.

Para tal, é necessário que se prepare com antecedência e saiba que tipo de respostas dar às perguntas do recrutador.

No decorrer da conversa, existem tópicos que devem ser evitados se quiser ser bem-sucedido. A Fox Business dá alguns exemplos:

O que não deve dizer na entrevista de emprego

1. “A chefia na empresa XPTO era terrível”

Falar mal de um antigo empregador demonstra falta de profissionalismo e má atitude. O recrutador ficará pensando que você poderá vir a falar mal da empresa à qual se candidatou, ficando com o pé atrás em relação a contratá-lo.

2. “Quanto vou receber? Quantos dias de férias tenho?”

Não puxe o assunto do salário durante a entrevista de emprego – o mesmo deve ser debatido somente quando o recrutador decidir. Pense do ponto de vista do empregador… este tipo de pergunta dá a ideia de que não está interessado no emprego, mas sim no retorno.

3. “Sabia que eu fiz atletismo na escola secundária?”

Embora seja importante demonstrar os seus gostos e personalidade, detalhes irrelevantes para o emprego ao qual se candidata distraem-no do que realmente importa: mostrar ao empregador porque é o candidato ideal para a vaga.

Este tipo de informação só é benéfica quando o seu hobby é relevante para a função. Neste caso, fazer atletismo seria um bom tópico de conversa caso se candidatasse a uma empresa de material de esportes.

4. “Peço desculpa, estou muito nervoso!”

Os recrutadores compreendem que as entrevistas de emprego são momentos estressantes. No entanto, esperam que o candidato consiga superar isso e responda às suas questões. Respire fundo, acalme-se e volte à conversa mostrando segurança no que está dizendo.

5. “Preciso mesmo deste emprego… estou sem dinheiro!”

Mesmo sendo verdade, este não deve ser o argumento utilizado para convencer o empregador de que deve contratá-lo. O seu argumento principal devem ser as suas competências relevantes para a função.

6. “Só estou interessado no emprego porque é um degrau no meu caminho para diretor de empresa.”

É bom que tenha expectativas de progressão na carreira. Porém, ao dizer que este emprego é um degrau, está automaticamente dizendo ao recrutador que mais cedo ou mais tarde você sairá da empresa. Os entrevistadores estão interessados em saber de que forma você pode ajudar a empresa e não como a empresa irá beneficiá-lo.

7. “Preciso de um horário flexível por causa do meu negócio familiar.”

O primeiro erro é fazer “exigências” antes mesmo de saber se foi contratado. O segundo erro é dizer, desde já, que não estará focado somente neste emprego. Não esconda que tem um negócio à parte, mas mostre ao recrutador que estará 100% focado em ser bem-sucedido na empresa a qual se candidatou.

8. “O que é que a empresa faz/vende?”

Esta pergunta merece cartão vermelho. Você deve fazer uma pesquisa sobre a empresa antes de se candidatar a uma vaga e, caso seja chamado para a entrevista de emprego, deverá aprofundar a sua pesquisa e ir preparado!

9. “Não me lembro bem do que fiz no estágio.”

Os entrevistadores farão perguntas sobre estágios e empregos anteriores, portanto tem que estar preparado para falar de sucessos e desafios que ultrapassou nestes momentos.

10. “Para que vaga me candidatei?”

Antes de enviar a sua candidatura, certifique-se que compreende o que será esperado de você se for recrutado. Não envie candidaturas indiscriminadamente, pois será mal sucedido!

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*