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13 maus hábitos que o impedem de ser produtivo

13 maus hábitos que o impedem de ser produtivo

Ser mais produtivo está relacionado com ser mais inteligente na forma de trabalhar do que trabalhar arduamente. Embora não seja fácil, é possível fazer mais em menos tempo se não sabotar você mesmo com maus hábitos.

Veja 13 coisas que deve parar de fazer imediatamente para ser mais produtivo, de acordo com o Insider Pro:

1. Impulso de navegar na web

Como a maioria de nós tem acesso à internet no trabalho, é fácil nos distrair procurando por algo de que nos lembramos de repente.

O recomendado é anotar esses pensamentos ou perguntas num bloco de notas para procurar mais tarde, num momento em que não esteja com tanto trabalho, ou, se possível, fora do horário de trabalho.

2. “Multitarefas”

Embora muitos acreditem que consigam fazer duas coisas ao mesmo tempo, vários estudos apontam que apenas 2% da população é que consegue fazer várias tarefas em simultâneo de modo eficaz.

Para os demais, ser multitarefas é um mau hábito que diminuiu a nossa capacidade de concentração e nos torna menos produtivos a longo prazo.

3. Verificar o e-mail várias vezes ao dia

Verificar o e-mail várias vezes ao dia o faz perder até 25 minutos de tempo laboral. O consultor de estratégia Ron Friedman sugere que saia do e-mail e desligue o celular por sessões de 30 minutos quando se imerge em trabalho.

4. “Licença moral”

Uma das coisas que mais dificultam um novo hábito é a ânsia de enganar a si com uma recompensa por se concentrar numa rotina durante muito tempo.

Esta ideia de que “merecemos” gastar dinheiro numa refeição caprichada após uma longa semana produtiva chama-se “licença moral” e abala o plano de muitas pessoas melhorarem.

Em vez disse, tente tornar o seu objetivo uma parte da sua identidade, ou seja,

pensar que é um tipo de pessoa que poupa dinheiro ou treina regularmente em vez de pensar ser alguém que está fazendo algo contra a sua vontade para começar algo novo.

5. Deixar o trabalho mais importante para o final do dia

É comum as pessoas começarem o dia fazendo as tarefas fáceis e deixando o trabalho mais difícil para mais tarde. Isto não é uma boa ideia e pode fazer com que o trabalho mais importante não seja feito.

6. Ter muitas reuniões

Nada interrompe tanto a fluidez da produtividade como uma reunião desnecessária. E com tantas ferramentas à mão como o e-mail, mensagens instantâneas e videochamada, é melhor deixar reuniões para apresentações e discussões importantes que têm mesmo que ser feitas pessoalmente. E se for o caso de marcar uma reunião ou ser convocado para uma, é bom ter definido o horário de início e fim, para que todos possam se programar.

7. Ficar sentado o dia todo

A consultora de empresas Nilofer Merchant partilhou em uma palestra no TED a forma como ajudou várias grandes empresas a desenvolver novas ideias de sucesso: através de reuniões ao ar livre. Ela recomenda que substitua as reuniões em cafés ou salas fechadas por reuniões em passeios ao ar livre de 30 a 50 km por semana e afirma que ficarão surpreendidos pela forma como o ar fresco potencializa pensamentos “frescos” e trará novas ideias.

8. Acionar o botão “soneca”

Escolher a “soneca” logo pela manhã pode dar a sensação de que está ganhando mais tempo para dormir antes de começar o dia, mas a realidade é que esse botão pode estar fazendo mais mal do que você imagina.

Isto porque quando acorda, o seu sistema endócrino começa a liberar hormônios de prontidão para começar o dia. Ao voltar a dormir, você abranda este processo e esses poucos minutos não dão ao seu corpo o sono reparador que precisa.

Mas não quer dizer que deve cortar no sono. No TED também há uma palestra de Arianna Huffington, na qual ela diz que uma boa noite de sono tem o poder de aumentar a produtividade, a felicidade, a tomada de decisões mais inteligente e a desbloquear melhores ideias. O truque para conseguir mais tempo de sono é planejar antecipadamente e reduzir o ritmo mais cedo.

9. Falha em estabelecer prioridades

Você pode pensar que ter muitos objetivos seja a melhor forma de garantir o sucesso, pois se uma falhar, pelo menos há outras na reserva. Mas isso pode ser extremamente improdutivo. Warren Buffet dá uma dica: fazer uma lista das 25 coisas que quer fazer antes de morrer e, em vez de tentar completar todas, escolha as cinco que são mais importantes e ignore o resto.

10. Planejamento exagerado

Muitas pessoas ambiciosas e organizadas tentam aumentar a sua produtividade fazendo um planejamento meticuloso para cada hora do dia. Infelizmente, as coisas nem sempre correm como almejamos, e bastam coisas como um filho doente ou uma tarefa inesperada para desorganizar todo o dia. Em vez de fazer um planejamento exaustivo, poderá tentar programar apenas quatro ou cinco horas de trabalho real todos os dias, para que possa ser mais flexível.

11. Pouco planejamento

Também não deve deixar a organização de lado. Dedique um tempo para planejar antes de tentar cumprir objetivos a longo prazo. Tentar chegar à fase final de um projeto que ainda está pela metade pode ser frustante e uma perda de tempo.

Primeiro, determine como quer que seja o seu resultado final e trace uma série de etapas que deverá cumprir. Assim, quando estiver na metade do projeto, poderá rever o seu trabalho para se certificar de que está no caminho correto e ajustá-lo caso necessário.

12. Ter o celular perto da cama.

Estudos relatam que as chamadas luzes azuis, liberadas pelas telas de smartphonestablets e computadores, provocam lesões e suprimi a produção de melatonina, um hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono.

13. Perfeccionismo

Para o filósofo e autor britânico Alain de Botton, a raiz da procrastinação é, mais do que a preguiça, o medo de não fazer um bom trabalho.

“Só começamos a trabalhar quando o medo de não fazer absolutamente nada ultrapassa o medo de não fazer algo muito bem… e isso pode demorar algum tempo”, escreve ele no seu site The Book of Life.

A única forma de ultrapassar a procrastinação é abandonar o perfeccionismo e não entrar em pânico por causa de detalhes conforme avança no trabalho. Fingir que a tarefa que tem para fazer não tem muita importância e que por isso não faz mal errar pode ajudá-lo a atirar-se ao trabalho mais depressa.

 

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