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13 maus hábitos que podem levar à demissão

13 maus hábitos que podem levar à demissão

Um mau hábito não será o motivo do desespero. No entanto, se o mesmo se prolongar ao longo do tempo e acumular com alguns erros a nível profissional, já é um motivo para perder o seu emprego.

Qual é o maior problema? Muitas vezes o profissional não se atenta aos seus maus hábitos, diz a Forbes. Por isso, o nosso conselho é que você “esteja sempre atento às suas ações!”.

1. Mentir:

Plagiar trabalho, apontar as horas incorretamente na folha de horas, abusar do cartão de crédito da empresa ou roubar as ideias de um colega são formas seguras de ser despedido.

Um funcionário que não é honesto, não merece manter o seu posto de trabalho. Lembre-se que as mentiras e “omissões” acabam sempre sendo descobertas!

2. Procrastinar:

Costuma deixar os projetos para a última da hora? Passa muito tempo na internet em vez de estar trabalhando?

O stress de completar os projetos na última hora terá impacto nos seus colegas, que poderão ficar irritados. Se o projeto falhar, a culpa será sua, porque não cumpriu a sua parte em tempo!

3. Negativismo:

Se falar mal da empresa ou colegas de forma recorrente, pode pôr em causa o seu emprego! Um colaborador que fala mal dos outros e da empresa põe em causa o bom ambiente da equipe.

Se está descontente com algo dentro da empresa, fale diretamente com o seu coordenador, em particular.

4. Falta de pontualidade:

Não sabe bem como, mas chega sempre atrasado ao local de trabalho? Nas pausas demora mais que o tempo estimulado? Então cuidado, pode estar na mira da demissão.

Chegar atrasado demonstra falta de consideração pelo resto dos colegas e desinteresse no trabalho!
Para se certificar de que chega na hora certa, planeje chegar sempre com 15 a 30 minutos de antecedência. Assim, mesmo que exista algum percalço, será pontual.

5. Falta de atenção na comunicação via e-mail:

Desde respostas muito curtas a respostas pouco claras, a textos longos e chatos, até ao fato de não responder aos emails… Uma má comunicação via e-mail poderá lhe custar o emprego!
Atenção! Se não ver e responder aos e-mails atenciosamente, poderá perder convocação para reuniões ou informações relevantes para o projeto no qual está trabalhando!
Não corra o risco de ser considerado pouco profissional.

6. Vício de redes sociais:

Cada vez mais frequentemente, o vício em redes sociais é a causa de uma demissão. Ir ao Facebook 20 vezes por dia interfere na sua produtividade.

Muitas empresas optaram por controlar ou banir o acesso a este tipo de sites. Se a sua não o faz, exerça autocontrole e visite-os apenas duas a três vezes por dia em horários pré-estabelecidos para uma pequena pausa.

7. Maus hábitos de postura corporal:

Este é um dos hábitos mais difíceis de evitar, já que provavelmente você não percebe quando está sendo feito:

  • revirar os olhos
  • evitar olhar nos olhos do interlocutor
  • dar um aperto de mão fraco
  • ter uma postura de quem está aborrecido
  • entre outros.

Os seus superiores, colegas e clientes poderão reparar na sua postura corporal e considerá-la rude ou pouco profissional.

8. Falta de atenção:

Esteja atento ao que se passa à sua volta. Como é a cultura da empresa? Quem são as pessoas mais influentes? Adapte-se a estas realidades para garantir que não é alvo de demissão.

9. Linguagem incorreta:

Erros de gramática, utilização de palavras de baixo calão e asneiras podem sinalizar que não é educado.

Tenha atenção à sua linguagem, especialmente se o seu emprego envolver o atendimento ao público ou comunicação com clientes empresariais.

10. Querer trabalhar sozinho:

Se tem o hábito de querer fazer tudo sozinho… terá que largar! Numa empresa, tem que trabalhar em conjunto com os colegas. Quem tem mais facilidade em trabalhar em equipe é melhor sucedido em termos profissionais.

Trabalhar em equipe implica saber compartilhar o sucesso, ajudar os colegas sempre que possível, cumprir tarefas que não fazem parte da sua descrição de trabalho.

Perderá o apoio dos seus colegas caso exista algum problema, se não souber trabalhar em equipe. Isto quer dizer que será mais facilmente escolhido para sair da empresa.

11. Fazer “birras”:

Se costuma fazer birras, a gerência assumirá que não sabe lidar com o stress e a responsabilidade que lhe foi dada. Isto pode fazê-lo perder o emprego!
Aprenda técnicas de relaxamento e respiração. Evite levar os problemas pessoais para o local de trabalho!

12. Ineficiência:

Maus hábitos tais como desorganização e falar demais prejudicam o seu trabalho, tornando-o um funcionário ineficiente.

Não deixe de ser sociável, mas não se esqueça que está ali para trabalhar! Saiba aqui como gerir melhor o seu tempo.

13. Falta de boas maneiras:

Lembre-se do que aprendeu quando era mais novo… “Bom dia”, “Por favor” e “Obrigado(a)” devem fazer parte do seu dia a dia. Mantenha uma boa relação com os seus colegas e chefias.

Cuidado com hábitos que possam ser irritantes para os outros funcionários: mascar chiclete de boca aberta, falar ao telefone muito alto, bater com a caneta na mesa… Esteja atento a todas as suas ações!

 

Estes são alguns dos hábitos que poderão fazê-lo perder o emprego! Procure perceber se tem algum deles, e questione os seus amigos e colegas. Melhore a percepção que os outros têm de você!

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