facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / 15 coisas que NÃO deve incluir na carta de apresentação

15 coisas que NÃO deve incluir na carta de apresentação

15 coisas que NÃO deve incluir na carta de apresentação

A carta de apresentação é uma parte importante das suas candidaturas. Em alguns casos é requisitada pelos recrutadores e, noutras situações, é o candidato que decide se envia ou não. Seja como for, deve enviar sempre que possível.

Uma carta de apresentação bem redigida dá-lhe a oportunidade de destacar a sua experiência e de cativar os recrutadores desde o primeiro momento. Pode também fazer a diferença entre ser chamado para a entrevista ou não.

Este documento é a sua oportunidade para demonstrar que é um candidato forte e que se enquadra nos requisitos da empresa e que pode contribuir para alcançar objetivos organizacionais. Não precisa compartilhar informação pouco relevante nem pessoal e deve facilitar a leitura do recrutador.

Conheça aqui 15 coisas que a sua carta de apresentação NÃO deve conter, de acordo com o Job Search:

1. Erros de ortografia ou gramaticais: a sua carta de apresentação é vista como uma amostra da sua capacidade de comunicação e atenção ao detalhe. Mesmo o erro mais pequeno pode prejudicar a sua candidatura.

2. Parágrafos muito longos: se for difícil de ler ou ocupar muito tempo, os recrutadores irão passar à frente e ler diretamente o seu currículo. Cada parágrafo deve conter entre cinco e seis linhas de texto.

3. Nomes errados: seja o nome da empresa ou do responsável deve certificar-se de que estão corretos. Personalize cada candidatura ao anúncio ao qual está se candidatando.

4. Informação falsa: geralmente é possível verificar a informação e caso seja detectada alguma mentira será excluído do processo de recrutamento.

5. Expectativas salariais: a não ser que seja pedido pelo recrutador não faça referência a valores monetários. Demonstre o seu interesse na função em si e não dê a entender que o salário é a sua principal motivação.

6. Comentários negativos sobre experiências anteriores: os empregadores têm tendência a ver este tipo de comentários como uma indicação de uma atitude negativa ou aptidão para criar problemas.

7. Informação irrelevante: não inclua texto que não esteja diretamente relacionado com as suas competências e experiência profissional.

8. Informação pessoal: os recrutadores não precisam saber que quer o emprego por motivos pessoais. Mantenha o foco nas questões profissionais.

9. Referências a progressão na carreira: a maioria dos recrutadores procuram alguém que esteja motivado para a vaga que está disponível no momento. Mencionar progressões futuras pode indicar que não estará satisfeito na função durante muito tempo.

10. Aquilo que quer: foque-se naquilo que pode fazer pela empresa e de que forma pode contribuir para o sucesso de todos. Evite mencionar objetivos muito pessoais.

11. Aquilo que não quer: não mencione coisas que não gosta na função ou no seu trabalho (horários, salários, férias, etc.). Guarde os seus pensamentos para um momento em que esteja em posição de negociar.

12. Qualificações que não possui: não utilize frases como “apesar da minha falta de experiência em Marketing…”. Não coloque a atenção nas suas limitações enquanto candidato e foque-se nas suas competências.

13. Explicações sobre trabalhos que tenha deixado: sobretudo se parecerem desculpas.

14. Muita modéstia ou arrogância: é necessário convencer os recrutadores de que é o candidato ideal, mas limite-se a referir fatos e tente ser o mais realista possível. Fale sobre resultados e coisas que tenham alcançado mas evite utilizar adjetivos que possam ser interpretados como uma pessoa arrogante.

15. Muito interesse: evite parecer desesperado – assim perde poder de negociação.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*