facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / Procura de Emprego / 6 passos para pedir referências

6 passos para pedir referências

6 passos para pedir referências

As referências que fornece ao recrutador são mais importantes do que imagina. Qualquer falha pode acabar com as suas chances de ficar com o emprego que realmente deseja, especialmente se a disputa for entre você e outro candidato.

Antes de sair por aí pedindo referências, primeiro é importante saber o que não deve fazer:

  • Usar as mesmas referências para todas as posições as quais se candidata. Algumas pessoas poderão ter mais conhecimento e mais importância para falar melhor sobre as habilidades específicas que deseja realçar em cada processo seletivo
  • Incluir suas referências no currículo sem ter sido solicitado. Você precisa saber SE e QUANDO o recrutador entrará em contato com a sua referência para que possa avisá-la, afinal, há pessoas que não atendem ao telefone se não reconhecem o número, rejeitam a chamada se estão ocupadas, etc.
  • Você deve supor que suas referências saberão o que falar, mas é sempre bom dar uma ideia do que eles deveriam dizer que irá ajudá-lo para o cargo que está concorrendo

Agora que já sabe o que não fazer, veja a seguir os 6 passos para pedir referência:

1. Pense no emprego que está se candidatando. Sobre quais habilidades provavelmente o empregador irá perguntar? Qual é o estilo de comunicação do empregador ou a cultura da empresa? Considere se o recrutador fará uma ligação, enviará um e-mail ou um pedido formal pelos correios. Com essas informações, analise qual seria a melhor combinação de referência para esse empregador.

2. Quem seria a melhor pessoa para falar sobre as habilidades que o recrutador deseja? Lembre-se que nem todas as suas referências conhecem todas as suas habilidades e qualidades, há sempre aquele(s) mais próximo que poderá falar de forma mais convincente sobre você. Considere suas habilidades globais de comunicação.

3. Escreva uma carta de referência a que se referem. Isso irá ajudá-lo a se preparar para entrevistas futuras se fizer enquanto estiver no modo “busca de emprego”.

4. Entre em contato com suas referências por telefone ou pessoalmente. Mostre o respeito que eles merecem e adote uma abordagem mais pessoal do pedido. Aproveite para anotar corretamente todas as informações de contato, nome e títulos profissionais.

5. Forneça às suas referências uma cópia do seu currículo, a vaga de trabalho e a sua carta de referência escrita. Ter todas essas informações deixará seus contatos mais preparados para falar de forma apropriada sobre suas capacidades.

6. Pergunte se as pessoas que está contactando estão dispostas a fornecer uma referência para esta vaga e dispostas a escrever uma carta de referência para você. Aproveite e peça se podem fornecer uma carta de referência que poderá utilizar para outras posições.

 

Dica: Envie uma nota de agradecimento e verifique se eles têm todos os seus contatos atualizados.

 

Fonte: Work it Daily

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*