facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / 8 dicas para melhorar a sua carta de apresentação

8 dicas para melhorar a sua carta de apresentação

8 dicas para melhorar a sua carta de apresentação

Se está enviando candidaturas por e-mail, a sua carta de apresentação é o que vai causar a sua “primeira impressão”.
Conheça aqui 8 dicas, sugeridas pelo Monster, para melhorar a sua carta de apresentação enviada por e-mail.

1. Comece pelo Subject

Aquilo que escreve no subject (ou assunto) pode determinar se a sua candidatura é lida ou não. Nunca deixe o assunto em branco nem o desperdice colocando apenas a referência do anúncio.

Coloque uma frase clara e específica para cada vaga.

2. Estruture o seu e-mail

Coloque a carta de apresentação no corpo do e-mail (ao invés de enviar como anexo) e estruture o texto.
Inclua uma saudação com o nome do responsável a quem está enviando o e-mail e termine com uma despedida “padrão” – “Atenciosamente”, por exemplo.

Utilize também parágrafos entre linhas. Inclua uma assinatura no e-mail com os seus principais contatos (telefone, e-mail, website).

3. Seja curto e dinâmico

Os recrutadores são, geralmente, pessoas ocupadas. O objetivo é que consigam captar a essência da sua candidatura em 150 palavras ou menos. Para tal, o primeiro parágrafo é crucial: a sua função é captar a atenção do leitor agarrando-o com as suas competências.

Utilize parágrafos curtos para descrever de forma resumida quem é e o que pode fazer pela empresa.

4. Mantenha-se simples

Não escreva o e-mail como se o recrutador fosse seu amigo, utilizando, por exemplo, “emojis” e abreviaturas, e evite formatar exageradamente o seu texto: não utilize muitas cores e tipos de letra – é considerado pouco profissional.

5. Seja específico

Não responda a anúncio para os quais não preenche os requisitos obrigatórios. Se não é qualificado para a função e envia a sua candidaturas está desperdiçando o seu tempo e o do recrutador.

6. Utilize palavras-chave

Muitas empresas utilizam sistemas de gestão de candidatos para filtrar as candidaturas por competências, habilitações, etc. Ao utilizar palavras-chave aumenta as suas hipóteses de ser “visto”.

7. Conheça a empresa

Tire algum tempo para adquirir conhecimentos sobre a empresa (missões, valores, objetivos) antes de enviar a sua candidatura. Muitas empresas também disponibilizam guias de candidaturas, informações sobre os atuais colaboradores. E esta informação pode ajudá-lo a efetuar uma candidatura mais adequada.

8. Verifique antes de enviar

Esteja cuidadosamente atento a erros de escrita e gramaticais. Não confie totalmente no corretor ortográfico, uma vez que também tem falhas.

Envie a sua carta de apresentação a amigos/familiares antes de enviar para as empresas, para que seja verificado por outras pessoas.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*