facebook twitter google plus linkedin
Home / Leis Trabalhistas / Campanha traz o tema Aleitamento Materno e Trabalho

Campanha traz o tema Aleitamento Materno e Trabalho

Aleitamento Materno e trabalho

A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015, que acontece entre os dias 3 e 7 de agosto, tem como tema “Amamentação e Trabalho – para dar certo, o compromisso é de todos”, que busca sensibilizar empresas sobre a importância da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê, após o retorno ao trabalho.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que o bebê receba exclusivamente leite materno até os seis meses, uma vez que os anticorpos presentes no leite evita que a criança tenha uma série de doenças. A OMS orienta ainda que a amamentação se estenda até dois anos ou mais.

Aleitamento Materno e Trabalho no Brasil

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde retratou que só 66% das mulheres que trabalham fora de casa conseguem manter a amamentação até a criança completar um ano.

No Brasil, a legislação determina que a licença-maternidade pode durar até seis meses, mas na prática a maioria das trabalhadoras retorna ao trabalho passado quatro meses.

As mães que retornam ao trabalho antes de completar os seis meses estão asseguradas pelo artigo 396 da Consolidação das Leis do Trabalho a fazer duas pausas, de meia hora cada, para que amamentem ou retirem leite para seu filho até que ele complete seis meses.

Salas de apoio à amamentação para mulheres trabalhadoras

Em 2010, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram uma iniciativa para estimular a continuidade da amamentação ao voltar ao trabalho: uma nota técnica com orientações para as empresas instalarem salas de apoio à amamentação. Confira aqui.

Cartilha orienta mães trabalhadoras que amamentam

O Ministério da Saúde lançou uma cartilha para orientar mães que estão amamentando e que trabalham fora de casa, trazendo informações sobre os direitos da mulher enquanto trabalhadora e mãe, a importância do aleitamento materno – para que a mulher possa negociar no trabalho a melhor forma de manter a amamentação – e sobre como a mãe deve proceder para que continue amamentando o bebê de forma segura, mesmo estando longe. Clique aqui para acessar a cartilha.

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*