facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / Candidaturas: influência do seu endereço de e-mail

Candidaturas: influência do seu endereço de e-mail

candidaturas

Nos processos de recrutamento, todos os pormenores fazem a diferença. O e-mail que utiliza pode fazer com que a sua candidatura seja automaticamente rejeitada ou ajudá-lo a ser selecionado.

Quais são os tipos de endereço de e-mail que deve evitar?

1. O e-mail incógnito

Evite enviar candidaturas através de endereços como “jptd@gmail.com” (mesmo que sejam as suas iniciais). O recrutador não saberá qual o seu nome e terá mais dificuldade em voltar a encontrar o seu e-mail na caixa de entrada.

2. O email brincalhão

Endereços como “cerveja_e_bom@gmail.com” também são uma má escolha, já que lhe dão um aspecto pouco profissional. O empregador poderá percebê-lo como alguém que está mais preocupado com a diversão do que com o trabalho.

3. O e-mail sexy

Se é daquelas pessoas que ainda tem um endereço de e-mail como “coelhinhalinda@gmail.com” ou“joao.fortao@gmail.com”, está na altura de criar uma nova conta com um endereço mais profissional.

4. O e-mail com idade/data de nascimento

“teresa.araujo89@gmail.com” não é necessariamente um mau endereço, a menos que esteja a tentar camuflar a sua idade ou tenha medo que esta influencie a decisão do recrutador.

5. E-mail com erros ortográficos

Trocar os acentos por H ou os S por X era comum na escrita da internet há uns anos atrás. Neste momento, e para o mercado de trabalho, é um sinal de falta de profissionalismo, por isso evite e-mails como marianahsilvextre@gmail.com.

6. E-mail da empresa atual

Se está à procura de emprego enquanto ainda trabalha em outra empresa, não utilize o endereço de e-mail profissional para se candidatar. O recrutador poderá vê-lo como desinteressado no trabalho e arrisca-se a perder o emprego atual se for descoberto.

 

O que pode fazer para melhorar as suas candidaturas?

1. O e-mail comum

Opte por um endereço com este modelo: nome.apelido@gmail.com (por exemplo mariana.silvestre@gmail.com).

2. O e-mail que mostra a profissão

Outra opção interessante para melhorar as suas candidaturas é utilizar um e-mail que fale na sua profissão, como “joao.medeiros.design@gmail.com”.

3. O e-mail com domínio pessoal

Por fim, pode também aproveitar se tiver um site pessoal e criar um e-mail com o domínio igual ao nome do site. Assim, se o seu site fosse “www.tiagohenriques3d.br”, o seu endereço poderia ser“contato@tiagohenriques3d.br”.

 

Não deixe o seu e-mail ser o fator de exclusão num processo de recrutamento. Crie um novo endereço para utilizar nas suas candidaturas – é fácil e pode fazer a diferença.

 

Nota: Todos os emails descritos acima são fictícios.

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*