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Carta de apresentação: dicas para profissionais das vendas

Carta de apresentação: dicas para profissionais das vendas

É um mestre na venda de produtos e serviços mas trava quando tem que promover você? Aborde a sua carta de apresentação como se estivesse escrevendo uma proposta para um cliente e seja chamado para mais entrevistas!

Veja a seguir algumas dicas, sugeridas pelo Monster, para profissionais das Vendas escreverem uma carta de apresentação vencedora.

Primeiro parágrafo: a Isca

Tem que conseguir cativar a atenção do leitor desde a primeira linha. Comece com um breve parágrafo de introdução que afirme aquilo que pode fazer pela empresa.

Os profissionais das vendas devem evitar introduções clichê, tal como “Estou respondendo ao seu anúncio…” e começar por criar logo propostas de valor que transmitam porquê o recrutador deve entrevistá-lo.

Exemplo:

“Se o crescimento do lucro, a expansão de negócios globais e o aumento de clientes recorrentes estiverem entre os objetivos da organização, então as minhas competências serão do vosso interesse. Sou um dos Top 10 representantes de vendas da Empresa X, com um histórico de 12 anos de resultados em que os objetivos foram superados e posso obter resultados igualmente fortes para a vossa organização”

É possível escrever um parágrafo forte e eficaz se pesquisar a empresa e perceber quais os principais objetivos, planos e desafios. Depois disso é importante que adapte a sua carta de apresentação a cada recrutador.

Parágrafo intermediário: o conteúdo

Os parágrafos ou tópicos que seguem a introdução é onde tem hipótese de provar que tem os requisitos pedidos para a função. Contudo, seja breve! Quanto mais curto melhor, ninguém quer ler mais do que o necessário.

A sua carta de apresentação deve ser concisa, mas deve demonstrar de que forma a sua experiência e competências irão beneficiar o empregador. Apresente benefícios e não características. Sempre que possível, quantifique resultados que tenha conseguido, de modo a demonstrar que é um bom vendedor.

Tente utilizar tópicos, em vez de longos parágrafos – será mais fácil interpretar as suas competências-chave.

Exemplo:

“O meu conhecimento na área financeira é reforçado pelo sucesso comprovado em:

  • Gestão de Relações: ao aprofundar o meu relacionamento com a minha base de cliente, transformei 93% dos meus clientes em recorrentes, após 18 meses da primeira compra (mais do que o dobro da média da empresa);
  • Desenvolvimento de Novos Negócios: no meu papel atual tenho garantido a aquisição de grandes clientes e gerei um total de X vendas líquidas;
  • Vendas B2B (Business-to-Business): neste ambiente tenho tido resultados de excelência, fornecendo apoio de consultor para intermediários financeiros para ajudá-los a crescer financeiramente e a otimizar os retornos para os seus clientes.”

Último parágrafo: a conclusão

Em vendas, fechar um negócio é fundamental e, neste caso, o seu parágrafo final deve ajudá-lo a conseguir uma entrevista. Pense naquilo que quer que o recrutador faça e peça por isso. Em vez de utilizar o típico “Fico no aguardo de uma resposta”, seja mais proativo e peça por uma chamada telefônica, reforçando que irá entrar em contato mais tarde para obter feedback.

Exemplo:

“Apesar de ter sucesso na minha função atual, onde tenho duplicado as vendas da empresa no último ano, estou mudando de residência e estou muito interessado em integrar a vossa equipe. Por isso, gostaria de receber a oportunidade de saber mais sobre os objetivos da empresa para descrever sobre como posso ajudar a atingi-los. Irei entrar em contato mais tarde para discutir esta oportunidade mas, entretanto, sinta-se à vontade para me ligar para o XXX XXX XXX.”

 

Uma carta de apresentação mais “agressiva” irá demonstrar que é um profissional de vendas aguerrido e pode levá-lo a conseguir mais entrevistas.

 

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