facebook twitter google plus linkedin
Home / Decisão / Como negociar uma oferta de emprego?

Como negociar uma oferta de emprego?

Como negociar uma oferta de emprego?

Você pode (e deve) negociar uma oferta de emprego e o processo de negociação começa antes mesmo de você ter recebido a oferta de emprego.

Se está se perguntando quando irá iniciar sua negociação, a resposta é simples: quando o tópico salário for abordado durante a entrevista de emprego.

Quando inicia sua procura de emprego, deverá fazer uma pesquisa se mercado e saber quanto um profissional com as especificações e experiência que você possui ganha para trabalhar na função e setor em que atua. Deverá ter atenção a fatos como localização, porte da empresa, percurso profissional, entre outros fatores que podem influenciar no valor salarial.

Quando vamos negociar algo, normalmente tendemos a jogar um valor mais baixo, para ter margem de “manobra”. E é isso que a maioria dos recrutadores fazem, oferecer um valor que esteja dentou ou abaixo da média salarial para a função. Se você possui um objetivo salarial em mente e julga que suas competências e experiência são dignas de uma remuneração melhor, deverá tomar a iniciativa do processo de negociação.

Atenção! Isso não acontecerá na primeira entrevista

Você não deverá abordar o assunto salário durante a primeira entrevista. Tenha uma entrevista presencial para conhecer melhor a função e a empresa e se o gerente de contratação terá interesse em você.

A segunda entrevista é o momento indicado para abordar essa questão. Por que voltar para outra etapa seletiva se a empresa não puder ou não quiser pagar o que você precisa? (Mas cuidado: há processos com várias fases eliminatórias. Neste caso, é indicado abordar o tópico quando estiver na etapa final, quando restarem poucos candidatos).

Forbes dá dicas de como abordar a questão salarial ao telefone:

Recrutador: Depois da nossa reunião na semana passada tive a chance de conversar com o gerente de contratação e mostrar o seu currículo. Ele está ansioso por recebê-lo. Terça-feira às 15h é um bom horário para você?

Você: Obrigado(a). Vou ter que verificar a minha agenda. Antes de fazer isso, seria um bom momento para verificar a faixa salarial para o cargo. Você seria a pessoa certa para falar sobre o assunto?

Recrutador: Sim, vamos sincronizar nossas expectativas para ter certeza de que estamos na mesma faixa salarial. Quanto você ganhava na empresa X?

Assim que questionar sobre salário esteja preparado – é quase certo que o recrutador questione quanto ganhava no seu último emprego. Você não precisa partilhar essa informação, pois além de ser pessoal, suas chances de negociação diminuem consideravelmente quando partilha seu pacote de remuneração mais recente.

É bem improvável que o recrutador te informe o que pagou ao último colaborador que atuou nesta posição. Então, a melhor saída será responder algo como:

Você: Estou me concentrando em empregos na faixa de R$ X a R$ Y. Se isso funcionar para vocês, então faz sentido agendarmos uma conversa com o gerente.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*