facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / Conheça a empresa: como fazer uma boa pesquisa

Conheça a empresa: como fazer uma boa pesquisa

Conheça a empresa como fazer uma boa pesquisa

Uma das fases mais importantes na candidatura é a pesquisa de informação sobre a empresa.

A mesma lhe permite conhecer:

  • a cultura empresarial;
  • o tipo de funcionário que procuram;
  • a pessoa encarregada pelo recrutamento;
  • notícias importantes sobre a empresa;
  • estrutura hierárquica;
  • os maiores desafios da empresa;
  • concorrentes;
  • entre outras.

É, também, um grande diferencial na preparação para a entrevista de emprego pois permite-lhe antecipar as questões do entrevistador e a reunir material para colocar questões pertinentes.

Ferramentas de pesquisa

Google/Bing/Outros motores de busca

Utilize os motores de busca para iniciar a sua pesquisa. Aproveite para acessar diretamente o site da empresa, mas não pare por aí. Procure artigos, posts de blogs, opiniões em fóruns, notícias e testemunhos de funcionários.

Tenha atenção à data de cada publicação. Por exemplo, se o artigo for “Empresa X apresenta o novo produto” verifique a data em que ocorreu. Se a notícia tiver mais do que 1 ano, o produto já não é novidade.

Procure perceber quem são os concorrentes da empresa e quais os desafios do mercado. Entrou um novo concorrente com melhor tecnologia? Existe um produto substituto que está retirando quota de mercado à empresa? Aproveite, também, para perceber quais são os pontos fortes da empresa. É inovadora? Os produtos são seguros? A qualidade é muito elevada?
Conhecer os produtos e o mercado fará com que se destaque na entrevista de emprego como alguém que se preparou devidamente.

Site da empresa

Ao visitar o site, você poderá conhecer os produtos/serviços da empresa, bem como ler press releases e notícias divulgadas pela própria companhia.

Através do estilo de escrita e modo de apresentação dos funcionários, ficará conhecendo a cultura empresarial – o que o ajudará a perceber se você se integraria bem na empresa. Aproveite esta informação para escrever uma carta de apresentação personalizada para cada empresa.

Redes Sociais da empresa

Tal como o site, as redes sociais ajudam a perceber qual a cultura empresarial. A empresa tem fotos de eventos de team building? Qual o tipo de linguagem utilizada? São mencionados momentos de diversão? A empresa é orientada para resultados? Analise o perfil da empresa e procure adaptar-se ao mesmo.

Poderá também utilizar os dados reunidos para ganhar vantagem sobre os outros candidatos. Por exemplo, se você se candidata a uma vaga de marketing, pode dizer “Reparei que a página da X no Facebook tem 5.000 likes. Tive uma ideia para duplicar esse número em 3 dias” e explicar a sua ideia. Assim, apresenta trabalho antes de ser contratado e demonstra que está realmente interessado na vaga.

LinkedIn

Procure funcionários da empresa no LinkedIn. Quem sabe não há um contato que pode propiciar uma entrevista ou ajudá-lo a conhecer melhor a empresa?
Esta ferramenta também possibilita encontrar a pessoa encarregada pelo recrutamento. Veja o percurso acadêmico e profissional do recrutador. Tente encontrar pontos em comum: a faculdade onde estudaram, uma associação onde ambos fizeram voluntariado ou um conhecido em comum. Refira-os na entrevista de emprego para estabelecer uma relação com o entrevistador.

Pipl.com

Caso o LinkedIn seja escasso em informação sobre o recrutador, pode pesquisar no Pipl.com – o “Google” das Pessoas. Este motor de busca efetua pesquisas a um nível mais profundo, portanto poderá encontrar novas informações. Alguns dos dados não serão pertinentes para a sua candidatura – ignore-os e foque-se em entrevistas, artigos que mencionem o nome do recrutador, prêmios ganhos, etc.

Esta informação será um bom motivo de conversa durante a entrevista de emprego.

Sites sobre notícias 

Não limite a sua pesquisa a informação sobre a empresa. Mantenha-se a par das notícias nacionais e internacionais para não ser surpreendido por uma pergunta do entrevistador.

 

O conhecimento é o melhor aliado de um candidato a emprego. Destaque-se dos demais: recolha informação pertinente e personalize a sua candidatura de acordo com a cultura da empresa.

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*