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Currículo: 10 dicas que irão melhorar sua marca pessoal

Currículo: 10 dicas melhorar sua marca pessoal

Você sabia que os recrutadores perdem o interesse logo nas 3 primeiras linhas quando recebem currículos que parecem sempre os mesmos? Seja por utilizarem a mesma fonte, a mesma formatação, o mesmo cabeçalho com os dados pessoais, entre outros.

Em um mercado de trabalho tão competitivo, pode ser o momento de revisar o seu currículo e aumentar suas chances de cativar o interesse do recrutador.  Veja a seguir 10 dicas, apresentadas pelo Work it Daily, que serão úteis na criação de um CV e na construção de uma marca pessoal:

1. Utilize traços para separar conteúdo

Tente colocar o seu nome, endereço, e-mail e telefone na mesma linha no topo, separados por traços. Utilize uma fonte e uma cor diferentes para o seu nome.

Nome Sobrenome | São Paulo/SP | nome.sobrenome@gmail.com | Tel. (XX) XXXX-XXXX

2. Adicione o seu perfil do LinkedIn

Não esqueça de adicionar seu link de perfil do LinkedIn no topo. Não tem um perfil do LinkedIn? Não perca mais tempo e faça já o seu, afinal, os recrutadores procuram os candidatos na rede social profissional. Utilize o ícone do LinkedIn e insira um hiperlink direcionando para o seu perfil.

 www.linkedin.com/in/nomesobrenome/

Veja aqui várias dicas sobre como melhorar o seu perfil no LinkedIn.

3. Criar um logotipo

Um logotipo irá ajudar a tornar a sua marca pessoal mais forte e a probabilidade de cativar a atenção do recrutador será maior. Considere contratar um artista gráfico para criar um design simples com suas iniciais e cores. O custo deverá ser mínimo e o impacto vale cada centavo. Você deverá utilizar seu logotipo em todos os documentos enviados, como carta de motivação/apresentação, currículo, portfólio, ou outro. Padronize utilizando no topo dos documentos, de forma centralizada: linha 1: logotipo; linha 2: nome e informações de contato; linha 3: perfil do LinkedIn.

4. Substituir o longo parágrafo de introdução

Muitas empresas utilizam sistemas ATS para rastrear os candidatos e esses sistemas fazem pesquisas por meio de palavras-chave. Em vez do parágrafo de introdução, inclua seis a nove competências essenciais que sejam relevantes para a descrição do trabalho e seus antecedentes. (E lembre-se de adaptar de acordo com cada vaga a que se candidata).

5. Adicionar soft skills

Se você se formou a pouco tempo e não tem muita experiência ou está trocando de área, além das suas competências essenciais inclua soft skills como paixão para o sucesso, motivado, lutador inteligente, empático, entre outras.

6. Separe as seções utilizando espaços em branco ou caixas de texto preenchidas com cores

A cor é perfeitamente aceitável, mesmo em setores mais conservadores. Escrevendo o texto em fonte branca e utilizando o realce com cores escuras, faça o seu currículo aparecer quando for aberto. Azul marinho e cinza escuro são boas opções de cores, assim como vinho ou verde. Só tenha bom senso para não transformar o seu currículo num Carnaval.

7. Liste suas maiores realizações

A parte mais importante do currículo é a metade superior da primeira página. Este é o momento de se vender e atrair o leitor para que ele continue lendo seu CV. Utilize marcadores para listar suas 3 ou 4 maiores realizações profissionais.

8. Adicione citações

Inclua algumas citações das suas recomendações do LinkedIn na metade superior do seu currículo. Também poderá colocar de forma estratégica em outras áreas do CV, em caixas de texto em forma de citações.

9. Personalize

Personalize o seu currículo e mostre quem você é. Tente incluir a sua citação profissional favorita no topo do currículo, próximo ao seu nome, em uma caixa de texto. Veja este exemplo escrito por um profissional recém-graduado em seu CV para iniciar na área de vendas: “Eu acredito que a chave para uma carreira de vendas bem-sucedida é a humildade. É preciso abraçar o ensino para ser ensinado”. Preencha a caixa de texto com uma cor para torná-lo atrativo ao leitor.

10. Adicione gráficos

Se você estiver em vendas, use tabelas e gráficos coloridos que mostre suas metas e os resultados alcançados.

 

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