facebook twitter google plus linkedin
Home / Seleção / Entrevistas / 15 dicas rápidas para causar boa impressão nas entrevistas

15 dicas rápidas para causar boa impressão nas entrevistas

15 dicas rápidas para causar boa impressão nas entrevistas

O início da entrevista é um momento importante pois é quando tem a chance de causar uma excelente primeira impressão. Para isso, é importante causar a melhor impressão que conseguir nos primeiros minutos para ter hipótese de ser chamado uma segunda vez.

Conheça a seguir algumas dicas rápidas e práticas para impressionar os recrutadores durante as entrevistas de emprego:

  1. Pratique: pode não ficar perfeito, mas quanto mais praticar maior a probabilidade de causar uma boa impressão. Reveja perguntas comuns em entrevistas e pense de que forma irá responder.
  2. Vista-se corretamente: aparecer muito formal – ou informal – pode ser constrangedor. Se não tem a certeza do que vestir, veja estas dicas e cause uma boa impressão.
  3. Recolha informação: tire algum tempo para pesquisar a empresa e aprender o máximo que conseguir.
  4. Seja minucioso: além de pesquisar a empresa, tente obter alguma informação interna sobre a organização e os seus colaboradores. Verifique no LinkedIn para ver se conhece alguém que possa esclarecê-lo.
  5. Reveja o anúncio da vaga: saiba tudo o que puder sobre a função. Verifique o que a empresa procura no candidato e verifique a sua carta de apresentação e currículo para ver se você se enquadra bem.
  6. Verifique o LinkedIn do entrevistador: tire um ou dos minutos para verificar o perfil do entrevistador, se conseguir encontrar. Assim terá a sensação de já conhecer a pessoa que irá entrevistá-lo.
  7. Não abuse no perfume: pode parecer estranho mas muitas pessoas são sensíveis a cheiros. Se exagerar no perfume ou na colônia e for desagradável para o recrutador, pode ser um motivo de distração e que o coloque fora da corrida.
  8. Evite mãos suadas: ninguém quer tocar numa mão ligeiramente molhada. Se possível, vá à casa de banho momentos antes das entrevistas, lave e seque bem as mãos. Se não tiver essa hipótese, utilize um lenço para secar.
  9. Respire fundo: e respire de novo. As entrevistas podem ser momentos estressantes. Enquanto espera, respire fundo algumas vezes e lembre-se de que se foi escolhido é porque tem alguma chance.
  10. Pratique o aperto de mão: quando cumprimentar o entrevistador, ofereça um aperto de mão e apresente-se.
  11. Sorria: não quer exagerar, mas pense de forma positiva e vá sorrindo enquanto se apresenta e ao longo da entrevista, sempre que se justificar. Pessoas positivas e com boa capacidade de relacionamento têm mais probabilidade de serem contratadas.
  12. Demonstre entusiasmo: sempre que possível, mas sem exagerar, demonstre o seu entusiasmo e paixão por aquilo que faz e o que o motiva no seu próximo emprego.
  13. Diga como se enquadra na função: reforce o seu entusiasmo com ações. Não é suficiente dizer que está entusiasmado e que tem o perfil adequado. Seja específico e utilize exemplos do porquê ser a melhor escolha.
  14. Não entre em pânico: mesmo que esteja o mais preparado possível, pode surgir alguma questão que não estava à espera. Prepare-se para o pior para que não fique em pânico se algo inesperado surgir.
  15. Partilhe histórias: não se limite a falar as suas qualificações e habilidades. Em vez disso, utilize histórias para partilhar exemplos daquilo que já alcançou. Não há nada melhor do que uma história de vida real para envolver o entrevistador.

Dica bônus

Faça um follow-up após a entrevista: a última forma de criar a melhor impressão possível e demonstrar que tem interesse na oportunidade é fazer um follow-up por e-mail, por exemplo. Além de agradecer pela entrevista, reitere os motivos pelos quais é o candidato ideal.

 

Fonte: The balance

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*