facebook twitter google plus linkedin
Home / Recrutamento / 5 dicas para manter os seus funcionários felizes

5 dicas para manter os seus funcionários felizes

Gerir uma equipe e garantir que todos os funcionários estão satisfeitos não é uma tarefa fácil. A verdade é que, muitas vezes, por mais que se esforce, é impossível agradar a todos. O segredo para evitar colaboradores insatisfeitos é fazê-los com que se sintam reconhecidos e apreciados.

Se os colaboradores sentirem que a empresa investe neles, ficarão mais empenhados e motivados para retribuir. É da responsabilidade da empresa fazer com que os seus funcionários sintam que o seu trabalho vale a pena – as pessoas gostam de sentir que aquilo que fazem vale mais do que um simples salário ao fim do mês.

Conheça aqui algumas dicas para manter os seus funcionários felizes, sugeridas pelo Careerealism:

Invista nos salários

Estudos realizados demonstram que um salário desadequado é a principal razão para funcionários insatisfeitos. Por este motivo, tente ser o mais justo possível no que diz respeito à compensação financeira da sua equipe. Se tiver possibilidade, ofereça um salário superior à concorrência – será benéfico para todos.

Quando as pessoas sentem que estão recebendo aquilo que merecem, tornam-se mais produtivas e tendem a permanecer durante mais tempo na empresa.

Claro que, para também ser justo para a empresa, os salários devem ser proporcionais à experiência, competências e habilitações de cada um.

Divirtam-se em conjunto

Tente organizar momentos de descontração em equipe que promovam um melhor relacionamento entre todos. Juntar toda a equipe e realizar atividades em grupo é uma ótima forma para ter um dia diferente, mais descontraído e, consequentemente, os colaboradores irão se sentir mais motivados e produtivos.

Ofereça boas condições de trabalho

Uma causa crescente de descontentamento no trabalho está ligada às dores nas costas. Estas estão, geralmente, associadas à posição adotada na mesa do trabalho. Se for possível, crie postos de trabalho ergonômicos e adequados à função de cada um.

Desta forma, melhora simultaneamente os custos de saúde e a produtividade dos colaboradores. Certifique-se que as cadeiras são confortáveis e com apoio lombar.

Considere o home office

Tem muitos colaboradores que ligam avisando que estão doentes? Ou presos no trânsito? Permitir que trabalhem de casa é uma ótima maneira de aumentar a produtividade. Um estudo realizado demonstrou que funcionários com esta possibilidade estão mais satisfeitos com o seu trabalho do que os que se deslocam ao escritório todos os dias.

Assim, em vez de perderem dias de trabalho, os colaboradores conseguem gerir melhor o seu tempo.

… e horários flexíveis

Outra maneira de beneficiar os colaboradores e mantê-los motivados é permitir que, por exemplo, trabalhem uma hora extra todos os dias e saírem mais cedo à sexta-feira.

Com isto, vai permitir que os colaboradores consigam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*