facebook twitter google plus linkedin
Home / Carreiras / 21 dicas para se tornar indispensável no trabalho

21 dicas para se tornar indispensável no trabalho

21 dicas para se tornar indispensável no trabalho

Se conseguir emprego é complicado, conseguir manter-se na empresa pode ser ainda mais difícil. Veja a seguir algumas dicas de especialistas em recursos humanos para se tornar indispensável na empresa:

  1. Seja especialista: se quer ser necessário deverá ter uma competência ou habilidade que a empresa não pode perder. Tente trazer algo novo ou evolua naquilo que já sabe.
  2. Partilhe talento: além de ser especialista em algo, é importante que esteja disposto a partilhar esse conhecimento.
  3. Não pense em promoções: foque-se naquilo que pode melhorar, em vez de estar sempre imaginando aquilo que poderia ser.
  4. Crie relações: ter um bom relacionamento com quem é realmente importante pode ajudá-lo a chegar mais longe na sua carreira.
  5. Siga as instruções: embora seja importante mostrar sinais de liderança, é ainda mais importante saber ouvir e seguir instruções.
  6. Respeite os outros: não deverá respeitar só as pessoas com influência na empresa. É importante ser genuíno e educado com todos os que o rodeiam.
  7. Seja honesto: se errar, comunique o seu erro e ajude a encontrar soluções.
  8. Mostre que é capaz: demonstre que é capaz de fazer o que lhe é pedido e envolva-se em projetos com os principais decisores.
  9. Aumente a produtividade: encontre formas de realizar as suas tarefas mais rapidamente, mantendo a qualidade.
  10. Adapte-se à mudança: caso seja necessário mudar alguma coisa no meu método/local de trabalho, seja pacífico e aceite a mudança.
  11. Esteja focado: dê prioridade ao trabalho mais importante e relevante e não àquilo que considera mais fácil.
  12. Encontre soluções: ofereça soluções para problemas que a empresa esteja enfrentando e aumente o seu valor.
  13. Defina metas: ter objetivos pessoais/profissionais ajudam-nos a nos manter focados e a sermos um profissional melhor.
  14. Seja proativo: quanto menos supervisão necessitar melhor. Tome a iniciativa e realize tarefas indispensáveis.
  15. Seja confiável: caso seja necessário, demonstre que pode ajudar no que for necessário.
  16. Evite fofocas: não comece nem coopere com boatos dentro da empresa. Geralmente gera conflitos e não é bom para nenhum profissional.
  17. Realize mais: um pouco de esforço extra pode levá-lo de um colaborador banal a alguém indispensável.
  18. Pense no lucro: o objetivo de uma empresa é ter lucro. Se conseguir ajudar neste aspecto, será cada vez mais valioso.
  19. Tenha ideias: independente da sua função, criar novas ideias é essencial e lhe dará maior credibilidade.
  20. Siga as regras: apesar de ser tentador arriscar, muitas vezes existem regras para a segurança da empresa. Não abuse nem conteste as regras estabelecidas.
  21. Mostre entusiasmo: ter entusiasmo é algo possível de controlar, mesmo que as suas funções sejam rotineiras.

 

Fonte: Dinheiro Vivo

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*