facebook twitter google plus linkedin
Home / Seleção / Entrevistas / Entrevista de Emprego: como responder à pergunta “Por que quer trabalhar nesta empresa?”

Entrevista de Emprego: como responder à pergunta “Por que quer trabalhar nesta empresa?”

Entrevista de Emprego: como responder à pergunta “Por que quer trabalhar nesta empresa?”

 

“Por que quer trabalhar nesta empresa?” é uma questão muito comum colocada pelos recrutadores.

Para responder adequadamente tem de conhecer a empresa a qual está se candidatando.

Saiba como pode responder a esta pergunta numa entrevista de emprego, sem se apoiar no seu currículo e sem soar de maneira simulada, com as dicas elaboradas por Lily Zhang:

1. Dê uma resposta única e exclusiva

A chave para responder bem à questão que falamos acima é ser específico.

Se a resposta que vai dar é a mesma que pode dar a outra empresa, então não está sendo suficientemente bom nos detalhes. Em outras palavras, a sua resposta deve ser única para cada empresa. Evite expressões comuns como “trabalhar com pessoas talentosas” ou “o impacto global da empresa.”

Se quiser falar na cultura da empresa, aborde aspectos particulares que lhe agradem. Por exemplo, se sabe que ali existe a tradição das equipes se concentrarem em objetivos semanais em vez de anuais, mostre como isso pode ser atrativo para você e fale sobre o assunto.

Lembre-se: esta é a oportunidade perfeita para mostrar que fez alguma pesquisa.

2. Demonstre que está atento

Mostrar que conhece bem a empresa impressiona o recrutador, mas por vezes pode não ser possível saber muito mais por falta de informação pública disponível.

Sendo assim, tente mesmo descobrir mais informações e conte como ouviu falar da empresa. Não é preciso entrar em grandes detalhes. O objetivo é mostrar que estava atento e interessado na empresa.

Uma boa forma de o fazer é comentando a evolução da empresa a qual se candidata. Fale com interesse sobre o seu crescimento, as suas mudanças e adaptações. Ser capaz de comentar com perspicácia a história de uma marca é uma boa maneira de mostrar que o seu interesse não apareceu do dia para a noite.

3. Vá ao fundo da questão

Além de comentar a história da empresa, vá um pouco mais além.

Uma excelente maneira de abordar a questão na entrevista de emprego é ser capaz de falar sobre as áreas da empresa onde pensa que existem oportunidades de crescimento e mostrar o seu entusiasmo em poder contribuir.

Esta abordagem mostra que investiu o seu tempo pensando no assunto e que tem até algumas ideias para manter o sucesso da empresa. É uma ótima maneira de ilustrar o seu conhecimento e compromisso além do que encontrou online, porque pensou realmente sobre o futuro da empresa de uma forma crítica, onde também quer ter um papel ativo.

4. Dê o seu toque pessoal

Pode ser difícil falar sobre o que faz uma empresa quando se está de fora e não há muita informação disponível.

Se isso lhe acontecer, fale com pessoas. Um amigo que trabalha na empresa pode ajudá-lo a saber mais. Conte ao recrutador o que o seu amigo lhe disse e aquilo que o impressionou de maneira positiva.

Se, no entanto, também não tiver um contato interno, tente interagir com os colaboradores da empresa quando for à entrevista. Depois, conte ao recrutador como se sentiu quando entrou na companhia, a forma como foi bem acolhido ou a boa impressão que teve com o entusiasmo da equipe.

 

Na verdade, não há uma resposta 100% certa para responder à questão “por que quer trabalhar nesta empresa?”, mas ser criativo e não cair em clichês, é “meio caminho andado” para demonstrar o seu interesse na empresa e conseguir ser bem-sucedido na sua entrevista de emprego.

 

Quer estar melhor preparado para a entrevista? Conheça as perguntas mais difíceis numa entrevista de emprego.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*