facebook twitter google plus linkedin
Home / Seleção / Entrevistas / Entrevistas de emprego: como responder a perguntas sobre o salário

Entrevistas de emprego: como responder a perguntas sobre o salário

Entrevistas de emprego: como responder a perguntas sobre o salário

Numa entrevista de emprego, duas das perguntas mais difíceis de responder são relacionadas com questões salariais:

1. Quanto ganhava no seu trabalho anterior? (ou quanto ganha atualmente?)

2. Quais são as suas expectativas salariais para esta função?

A maioria das perguntas relacionadas com o ordenado são uma forma que os empregadores têm para avaliar se podem contratá-lo e por quanto.

Por sua vez, os candidatos têm dois receios: dizer um valor muito baixo e receber menos por isso ou dizer um valor muito elevado e perder a oportunidade. Então o que deve fazer ou como deve responder? Com a ajuda do Careerealism reunimos algumas dicas e sugestões de resposta a estas perguntas.

Objetivo: Desviar a conversa

Seja qual for a pergunta, o seu objetivo deve ser evitar dar uma resposta. Durante a entrevista tente desviar o assunto sobre o salário sempre que conseguir.

Num cenário ideal, os recrutadores deverão sentir que é o candidato perfeito antes de falar em dinheiro. No entanto, perguntas relacionadas com o salário podem surgir. Nesse caso, como deve responder?

Quanto ganhava/ganha no seu trabalho anterior/atual?

Resposta 1:

“A minha posição anterior é diferente desta a qual me candidato, portanto não vejo como o meu salário anterior possa ser relevante. No entanto, eu quero responder a todas as questões relacionadas com as minhas competências e habilitações para saber se concordam que sou a pessoa indicada para o trabalho. É certo que se for o candidato que procuram, podemos chegar a um acordo relativamente ao salário, visto que estou muito entusiasmado com a possibilidade de trabalhar aqui”.

Resposta 2:

“Qual é a margem de orçamento que têm previsto para esta posição?” Quando eles responderem diga que está confortável com essa previsão e que se lhe oferecerem o emprego não irá recusar por motivos financeiros”.

Resposta 3:

Em último caso, diga a verdade. Na maioria das vezes apenas querem verificar se podem lhe pagar o que pretende ou se fez a sua pesquisa e sabe quanto é uma oferta razoável para o cargo ao qual se candidata.

Quais são as suas expectativas salariais para esta função?

Resposta 1:

Sorria e pergunte “Isso significa que estão considerando oferecer-me o emprego?”

Resposta 2:

“Estou mais interessado em saber se me consideram adequado para a função. É certo que, caso seja do vosso interesse, irão propor-me um salário de acordo com a experiência e as responsabilidades deste cargo”.

 

Mantenha-se focado em “vender-se” enquanto candidato. Cada entrevista será um caso diferente e deve avaliar que resposta de adequa melhor a cada situação. Quanto mais pesquisar sobre a empresa e sobre outros profissionais da área, mais fácil será para responder a estas questões.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*