facebook twitter google plus linkedin
Home / Seleção / Entrevistas / 3 coisas que você deve fazer antes de sua próxima entrevista informativa

3 coisas que você deve fazer antes de sua próxima entrevista informativa

3 coisas que você deve fazer antes de sua próxima entrevista informativa

As entrevistas informativas são parte essencial para ser bem-sucedido na busca de emprego. Nela, você terá uma conversa informal com alguém que trabalha na área do seu interesse, que lhe dará informações e conselhos.

Esteja atento que ela não é uma entrevista de emprego e o objetivo não é encontrar oportunidades de trabalho, mas é parte fundamental para que você esteja preparado nas futuras entrevistas, sabendo mais sobre a sua área de atuação, o que tem sido exigido dos profissionais, entre outros.

Alguns benefícios da entrevista informativa:

  • Obter em primeira mão informações relevantes sobre as realidades de trabalhar na sua área de atuação, indústria ou posição (este tipo de informação nem sempre está disponível online)
  • Descobrir possibilidades de atuar em caminhos que nem sabia que existiam
  • Obter dicas sobre como se preparar e entrar em determinada carreira
  • Saber como as coisas funcionam em uma empresa específica
  • Obter conhecimento privilegiado que possa ajudá-lo a escrever seu currículo, nas entrevistas, entre outros
  • Iniciar uma relação profissional e expandir sua rede de contatos que poderá ajudá-lo a encontrar um trabalho

A entrevista informativa poderá ajudá-lo na busca de emprego, mas tem dúvidas sobre o que fazer? Veja a seguir ótimas dicas sugeridas pelo especialista em carreira Marcy Twete:

1. Mostre-se disponível

Quando entrar em contato com uma possível conexão de rede, seja respeitoso com o tempo dele e forneça mais do que apenas várias opções de data em que poderá encontrá-lo. Mostre-se disponível para, por exemplo, encontrá-lo no escritório ou em um café próximo ao local onde ele se encontra ou, então, pedir para falar rapidamente por telefone. É mais fácil que ele disponibilize 15 minutos do seu tempo para uma chamada telefônica do que uma hora para uma conversa presencial.

2. Faça sua lição de casa

Ninguém quer passar uma hora em uma reunião na qual os primeiros 20 minutos são gastos falando de coisas que você pode aprender com um perfil do LinkedIn. Prepare perguntas pertinentes relacionadas ao background do profissional e fique curioso sobre como isso está relacionado coma sua própria trajetória profissional. Twete sugere encontrar respostas a essas perguntas antes de encontrar alguém:

  • Onde ele(a) estudou?
  • O que a empresa faz?
  • Há quanto tempo ele(a) esteve em sua posição?

Ela diz ainda que abre sua rede e ajuda o profissional a crescer quando a encontra com grandes perguntas e deixando claro que fez sua pesquisa.

3. Mantenha suas redes sociais “no ponto”

Sua personalidade online apresenta você a qualquer um antes mesmo que você o conheça e espere ser pesquisado pelos empregadores, recrutadores e outros profissionais, principalmente se você está contactando-os.

Certifique-se que os seus perfis sejam particulares ou 100% apropriados profissionalmente. Além de gerenciar seus perfis em mídias sociais, considere criar um portfólio online com seu nome.

 

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*