facebook twitter google plus linkedin
Home / Carreiras / 5 formas de lidar com um chefe incompetente

5 formas de lidar com um chefe incompetente

5 formas de lidar com um chefe incompetente

Um chefe incompetente é aquele que não está apto para a função que desempenha, seja por conhecimento insuficiente, falta de habilidades de liderança, gestão ou julgamento.

Se você tem um chefe assim, que não sabe gerir as pessoas e os projetos envolvidos e que sabe pouco ou quase nada sobre a área em que atuam, pode ser frustrante e até danificar sua carreira e desenvolvimento profissional.

Veja a seguir os danos que esse profissional pode lhe causar e o que fazer para que a incompetência do seu superior não afete o seu rendimento e aprendizado na empresa:

Impacto na carreira

1. Más decisões

Como eles não conhecem o seu trabalho, não tem noção de como as decisões que tomam podem impactar. Como não tem visão e nem compreensão, esse impacto pode resultar em você ter que “limpar” a bagunça causada, fazer com que perca um precioso tempo ou até mesmo ser demitido.

2. Má orientação

Nós recorremos ao nosso chefe para ter uma orientação correta sobre todo o planejamento atual. Quando o chefe é incompetente, suas direções podem ser ruins ou inúteis, muitas vezes deixando de lado questões importantes.

3. Mau suporte

Nosso chefe pode ser o único defensor de nossa trajetória de carreira, mas se eles não tem noção sobre a natureza do seu trabalho, podem estar apoiando as coisas ou pessoas erradas. Você não pode esperar que eles realmente saibam que você está fazendo um bom trabalho. Eles podem ser um obstáculo para a sua carreira ou não fornecer nenhuma ajuda.

 

Quando você tem um chefe incompetente, deverá pensar como essa pessoa funciona para utilizar essa informação para ajudá-lo ou evitar que sua carreira sofra com isso. Veja a seguir cinco coisas que pode fazer para se sair bem, mesmo que seu chefe seja ruim:

Soluções para lidar com um chefe incompetente

1. Suba de nível sozinho

A liderança pode vir de você: se conhece sua área o suficiente, não há razão para não ir em frente e seguir uma direção que sabe que trará bons resultados para a empresa. As pessoas que fazem isso normalmente são seguidas pela equipe e é vista como um líder informal. Pode ser que seu chefe direto não note sua iniciativa, mas ela poderá ser percebida por outra gerência. Entretanto, cuidado para não prejudicar o seu chefe.

2. Descubra os pontos problemáticos

A incompetência do chefe é irritante e impacta você e a equipe de maneiras específicas. Tente observar o que são e trace um plano para combater o problema. Como exemplo, imagine um chefe que toma decisões para o grupo que você administra que são mal consideradas e que impacta negativamente a empresa. Converse com ele e veja se você pode estar envolvido nessas discussões de decisão ou que a pessoa falasse diretamente com você. As pessoas podem ir até você para tomarem boas decisões para a equipe e trabalharem em torno do problema.

3. Ensine-o

Aproveite toda oportunidade de falar com o seu chefe para treiná-los e ensiná-los sobre a sua área. Pode até parecer estranho, mas eles são experientes o suficiente para saber o que está falando.

4. Procure um mentor

Só porque o seu chefe não oferece oportunidades de crescimento, não significa que não há outro profissional da empresa que possa ser bom para sua carreira. Veja quem está em níveis hierárquicos acima do seu, faça networking e peça para que seja seu mentor.

5. Saiba quando sair

Se você tentou várias coisas e nada resultou, pode ser a hora de perseguir algo novo, afinal, este tipo de situação pode ser prejudicial para você e sua carreira.

 

Fonte: Work id Daily

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*