facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / Recrutadores: 7 mentiras comuns que lhe dizem

Recrutadores: 7 mentiras comuns que lhe dizem

É comum um candidato mentir ou contar “meias verdades” no processo de candidatura. No entanto, também os recrutadores evitam a verdade em algumas situações.

Com a ajuda do The Undercover Recruiter apresentamos as sete mentiras mais comuns durante o processo de candidatura.

Mentiras comuns dos recrutadores:

1. “Vamos dar uma resposta em breve.”

Se os recrutadores não lhe dizem uma data em específico (ou um período de X dias/semanas), é provável que não estejam convencidos de que é o candidato ideal. O “em breve” serve apenas para não deixá-lo desiludido no momento – não deixe passar outras oportunidades por causa desta empresa.

2. “Estamos impressionados mas ainda vamos entrevistar mais candidatos.”

Se estão tão impressionados, porque já estão dizendo que ainda vão considerar outros candidatos? De certa forma, já estão dando uma pista de que possivelmente você não será escolhido. Quando os recrutadores utilizam esta expressão, estão a dizer que você é um potencial candidato, mas não satisfaz todos os requisitos e não têm 100% de certeza de que é o ideal.

3. “Gostamos bastante de você e vamos tê-lo em consideração. Se não for para este processo de recrutamento, será para o futuro.”

Esta “mentira piedosa” revela, na realidade, um “Não” por parte da empresa. É mais fácil dizer que você pode vir a ter uma oportunidade no futuro do que rejeitá-lo. Os recrutadores compreendem que ouvir o “não” pode deixá-lo desmotivado e, por isso, arranjam formas suaves de lhe dar a notícia.

4. “Salário determinado em função da experiência demonstrada.”

Sem dúvida que a experiência pesa, mas não é o fator principal. Por norma, as empresas já têm um pacote salarial pré-determinado, que pode sofrer ligeiras alterações de acordo com o número de anos de trabalho. Sugerimos que pesquise o ordenado médio de um profissional com a sua experiência e função, para poder negociar mais facilmente.

5. “Ainda estamos decidindo o valor do salário – assim que tivermos uma decisão, avisamos.”

Quando avançam para a entrevista de emprego, os recrutadores já têm em mente um intervalo de valores. Quando utilizam esta expressão, podem estar testando você. Se estiver muito ansioso, pode aceitar um valor inferior ao que merece.

6. “O ambiente de trabalho é excelente – nunca temos problemas.”

Todas as empresas têm vantagens e desvantagens – qualquer entrevistador que diga o contrário está tentando camuflar algo. Os recrutadores não gostam de candidatos que não admitem quais os seus pontos fracos. Como candidato deve questionar-se porque a empresa não revela as suas dificuldades.

7. “Oferecemos benefícios espetaculares aos nossos colaboradores.”

Se os recrutadores não derem exemplos, peça-lhes para especificarem quais os benefícios. O que, para eles, é muito bom, para você pode ter menos valor.

 

About Alerta Emprego BR

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*