facebook twitter google plus linkedin
Home / Candidaturas / Truques para uma carta de apresentação vencedora

Truques para uma carta de apresentação vencedora

carta de apresentação

A carta de apresentação pode ajudá-lo a destacar-se dos demais concorrentes e ser o elemento diferenciador no processo de seleção de candidatos a serem entrevistados. Para tal, é preciso escrever uma carta fácil de ler, que envolva o leitor e lhe conte uma história que gostará de ouvir. A seguir, seis regras de ouro para escrever uma carta de apresentação, elaboradas pela revista Forbes.

1) Não repita o seu CV

O recrutador já analisou e já conhece o seu CV. Ao limitar-se a reescrevê-lo, mas desta vez num formato de texto corrido, não conseguirá cativar o leitor nem acrescentar valor ao seu currículo. Utilize a carta de apresentação para mostrar a sua personalidade, competências e também a sua curiosidade e interesse no emprego e empresa em pauta. Seja genuíno e conte uma história fácil e interessante de ler.

2) Não exagere na dimensão

Não exceda uma ou meia página. Vá direto ao assunto com uma estrutura coerente e discurso cativante. Quanto menos aborrecido e difícil de ler for a sua carta, melhor a percepção que o recrutador ficará de ti.

3) Não a enderece a alguém em específico

Na maioria das vezes não se sabe quem irá ler a sua carta, portanto, não se dirija a ninguém em particular. Passe diretamente à escrita.

4) Envie como PDF

É o formato universalmente mais fácil de ser lido. Ao enviar a carta em PDF, estará evitando problemas com a abertura do arquivo, que só o prejudicará. Além disso, evita eventuais erros com formatações provocados por alguma conversão do arquivo.

5) Não comece com a típica frase: “Olá, o meu nome é —-, e estou me candidatando à função de —-“

O recrutador já sabe disto.

6) Termine com impacto

Acabe a carta com o mais importante e diga como a sua experiência e as suas competências o ajudarão no emprego e a acrescentar valor à empresa.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*